segunda-feira, 12 de julho de 2010

Roverandom - J. R. R. Tolkien


Sim, Tolkien! Não só de 'O Senhor dos Anéis' viveu esse magnífico escritor inglês.
Eu particularmente só havia lido a tal saga do Frodo, e me sentia uma medíocre apreciadora de Tolkien, tudo bem que com apenas mais um livro pra contagem eu continuo sendo super medíocre, mas enfim...
Roverandom é bastante diferente da tal mitologia de Tolkien, apesar de conter vários de seus elementos tradicionais, como 3 magos que são claramente os antecessores de Gandalf (já que Roverandom é de 1925-1927) e até a inclusão da Terra dos Elfos (Valfenda). A grande mudança é o público - esse livro foi verdadeiramente escrito para crianças.
Pra ser mais específica a história toda foi criada, inicialmente, para os próprios filhos do Tolkien. Segundo a versão que eu li, Tolkien inventou as aventuras do cachorrinho Rover (Roverandom) depois que seu filho Michael perdeu um cachorrinho de brinquedo que gostava muito, quando passeava na praia.
O livro é o seguinte - um cachorro que por irritar um mago acaba sendo transformado em cachorro de brinquedo e consequentemente acaba vivendo grandes aventuras, indo da Lua ao fundo do mar! Loucura total, mas achei lindo um pai ter tanta criatividade só para entreter os filhos.
A história é uma graça! Cheia de alusões a outros grandes autores (incluindo até Lewis Caroll), mitologia nórdica, grega e da própria Grã-Bretanha e alguns outros fatores bem próprios da época.
A melhor parte pra mim foi a definição de Tolkien sobre o "Dark Side Of The Moon", que na história se trata do lugar pra onde as pessoas vão quando sonham, e diz ele ser o Homem-da-Lua o responsável pela maioria dos nossos sonhos.
Só preciso fazer um adendo - as crianças nas décadas de 20-30 eram muito mais intelectuais que as de hoje em dia, se der Roverandom na mão de qualquer criança de uns 10 anos de hoje em dia ela não vai entender uma única frase de forma plena. Aliás, as crianças de hoje nem sabem o que fazer com um livro, pra quê, né? Se elas têm acesso à Internet e podem xingar muito no twitter depois, sério!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Li somente os últimos 2 posts e o "I'm Going Through Changes..." até agora.
    Faz muito tempo que não escrevo, e eu costumava escrever sobre coisas marcantes para mim através da linguagem mais literária: em contos, poesias e pequenas histórias. Mas conforme o tempo, caí no mesmo dilema que você relatou no post ""I'm Going...", parecia não haver mais assuntos para minhas histórias...

    Passarei mais vezes aqui.
    Abraço, e espero que leia mais livros e escreva sobre eles para deleite dos leitores do blog. :)

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo comentário do post. :)
    Você me fez enxergar o texto de uma forma diferente, hehe.
    Muito bom isso.

    ResponderExcluir