quinta-feira, 22 de julho de 2010

Cartas Para Julieta


É, não é um livro. É um filme. Lógica? Quem se importa com lógica e padrão? Esse blog é meu e eu escrevo sobre o que eu bem entender.
O filme é lindo, é a história de Sophie, uma nova iorquina que vai com o noivo para Itália, numa suposta viagem romântica, mas o cara não dá a mínima atenção pra ela. Em suas andanças por Verona, sozinha e abandonada, Sophie acaba conhecendo um muro onde mulheres do mundo todo deixam cartas para Julieta (é, aquele do Shakespeare), pedindo conselhos amorosos. E Sophie descobre que um grupo de mulheres recolhe todos os dias essas cartas e respondem a todas. Aí a protagonista acha numa pedra solta uma carta escrita há meros 50 anos e responde toda empolgada. Em menos de uma semana surge em Verona a autora da carta, uma senhora inglesa, Claire, e o neto galã. Eles ficam o filme inteiro atras do Lorenzzo, o amor da vida da véia.
Lógico que eu chorei, sempre choro. A hora que a Claire encontra o Lorenzzo então, eu nem conseguia ler legenda, de tanto que chorava. Óbvio que Sophie chuta o noivo desalmado e termina com juras de amor com o neto galã, nem é spoiler eu falar, é fato que todos esperam se consumar desde o primeiro segundo em que o inglezinho surge em cena.
Nota que preciso fazer: a única coisa que me fez simpatizar com a Sophie é que a paixão dela é escrever, o sonho da menina é ser jornalista e sim, ela escreve sobre a pira em Verona atrás do Lorenzzo e publicam depois a história dela, lógico.

Agora hora de falar mal.
O filme é super clichê, cheio das coisas que não acontecem JAMAIS na vida real, como o noivo que só pensa em conhecer vinhedos e casas de queijo (ele é chef de cozinha) e não dá a mínima pra noiva. A guria tá noiva do sujeito faz mais de 1 ano e só depois de ir pra Verona que percebe o quanto ele é babaca e não dá certo, antes da viagem tudo era lindo, né? O neto galã chega sendo o maior escroto do filme e em 3 ou 4 dias com a loirinha vira um anjo de pessoa. Os caras passam uma semana juntos, chega no final do filme (cena dum casamento, CLICHÊ) já tão dizendo que se amam.
Maaaaaaaaas, o amor dos véios é lindo. Imagine um amor que durou 50 anos. Eu sei porque durou, porque eles não conviveram, cada um foi pro seu lado, casou com outras pessoas, daí é fácil continuar amando, né? Ai credo, eu acabando com o romantismo do filme.
Outra coisa, se vocês amigos querem descobrir o que leva as mulheres a serem tão dramáticas, a resposta é simples: comédias românticas.
Nesse gênero de filme o relacionamento perfeito é aquele onde o cara vive em função da mulher, quer ficar grudado nela 24h por dia e antes do final do filme já tá pedindo em casamento. Esse tipo de construção romantizada é que faz das mulheres seres tão neuróticos quando o assunto é relacionamento. Porque elas ficam com a visão de que aquilo é que amor.
E não é. Ninguém parece entender que as pessoas continuam sendo indivíduos, antes, depois e durante o relacionamento. Não é porque duas pessoas estão juntas que elas devem se tornar uma coisa só! Geez!
Enfim, acho que divaguei demais, vou dormir que tá tarde e eu ainda to de ressaca!

Informações Técnicas do Filme
Título Original: Letter to Juliet
País de Origem: EUA
Gênero: Drama/Romance
Ano de Lançamento: 2010
Direção: Gary Winick

3 comentários:

  1. Pois é, 'né! A merda é que a gente passa a infância com os contos de fada, e o resto da vida inteira com filmes assim... E haja relações desajustadas e frustração para admistrar...! Mas acalma a minha alma ler blogs como esse e ver que EXISTEM MULHERES ACORDANDO! Viva! rs

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Lisavietra: ainda bem que existem mulheres que têm consciência de que os relacionamentos na vida real é muito diferente ao dos filmes! Esse tipo de filme mostra o que as pessoas fariam se estivessem dentro de um filme, e não o que elas fazem na vida real. Lógico que sonhar não faz mal também.

    ResponderExcluir
  3. Hahaha, esses filminhos eu acho mega água com açucar eles me irritam muito, mas no funo no fundo a gente goxxtxa, um porque faz referencia a nossa infância onde viviamos de contos, e outra porque, é o que a mulher quer. Por isso esses filmins fazem sucesso e a gente chora. Porque se poe no lugar.
    www.leblogdelanina.blogspot.com

    ResponderExcluir