terça-feira, 16 de agosto de 2011

Lucíola - José de Alencar


Uma vez frequentado uma escola e tendo o mínimo que fosse de instrução já seria o suficiente para saber que José de Alencar está entre os maiores escritores da nação. Eu apenas não tinha noção (em toda minha ignorância) do quão mestre ele realmente havia sido até me deparar com esta obra fascinante, um de seus chamados "romances urbanos".
Lucíola já começa a impressionar por sua forma de narrativa, que se dá por meio de uma carta enviada pelo personagem principal a uma certa fulana, narrando todo o desenrolar da trama em ordem cronológica, expressando seus sentimentos e impressões acerca de cada acontecimento.
Vou dizer que essa obra tocou meu coração tanto por sua complexidade e genialidade quanto pela trama. Sim, eu me sensibilizei pela história da cortesã Lúcia, entendi seu drama e até chorei por ela.
Resumindo a obra só para não correr o risco de estragá-la (pois merece muito ser lida) - as mulheres "de vida fácil" também amam, e intensamente, diga-se de passagem! E toda mulher, por maiores vulgaridades que possa ter feito, é capaz de ter pureza, inocência e castidade (teminhas recorrentes das últimas obras, hein) em seu coração e alma, mesmo que o corpo... bem, acho que deu pra entender.
Amei! Quero muito que essa tortura de vestibular passe para poder ter o prazer de apreciar outras obras desse gênio da literatura. Agora meu querido "Machadão" vai ter de aprender a dividir o espaço do meu coração reservado ao brilhantes escritores brasileiros, antes ocupado por ele em sua totalidade.

2 comentários:

  1. Nunca li esse livro... Mas, lendo sua admiração, me deu uma vontade enorme de me emocionar e até chorar com ele tbm... Vou colocar na minha lista, já...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir